
Faz tempo que um espetáculo teatral não mexia tanto comigo como esse....
"Essa noite Mãe Coragem", adapatação do original de Brecht por Antônio Hildebrando, direção de Cida Falabella, espetáculo da Z.A.P. 18 (Zona de Arte da Periferia) - rua João Donada, 18, bairro Serrano, Belo Horizonte-MG).
Bão, o texto original trata de uma senhora durante a Guerra dos 30 anos que era mãe de 3 filhos (cada um de uma nacionalidade diferente) e que consegue sobreviver pelos espólios da guerra. A grande sacada da galera da ZAP foi levar esse contexto histórico específico para a realidade hoje de muitas periferias imersas na luta entre a marginalidade e a honestidade, a sobrevivência em meio a guerra.
Assim, tudo contado epicamente, saca? Tipo assim, não é uma históriazinha linear de começo, meio e fim, com personagens distanciados da platéia, não. É fantástico, o Brecht sistematizou o seu teatro de forma que mostre o tempo todo que aquilo é teatro, não é uma ilusão, é uma representação crítica da realidade e que devemos nós como espectadores fazermos a nossa parte também no espetáculo.
Para falar a verdade, a história é o menos importante, o legal foi o jeito de contar. Músicas críticas, projeções em panos, locução de rádio, tudo nos faz pensar e refletir sobre a realidade de nosso país. Em meio a luta e ao caos, sobrevivendo...
E tinha como cenário um bar, saca? Tinha apresentação de cantoras, serviam cerveja mesmo pros atores em um bar de verdade.
Aí tem um intervalo de 15 minutos quando o público pode ir nesse bar, tomar uma cerveja, comer um tropeiro hahahaha e veêm o resto da peça dali das mesas do bar.
Muito legal.
E no final, há depoimentos dos atores, um ou outro lê um texto e faz uma reflexão e abre para alguém do público falar. Nesse dia, um ator falou do preconceito que sofreu por ser branco, classe média e estar em um duelo de MCs. Aí por coicidência, o organizador do evento estava lá e mandou a idéia dele. Que não é um evento fechado, que quem foi preconceituoso estava errado e tal e chamando a galera pra somar mesmo!!!!
Gente, vale a pena ver o espetáculo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
é bacana assim quando a gente se identifica com o trabalho, com certeza
ResponderExcluirabração