segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sobre 42...

Divagando sobre o 9 de junho (dia da Revolução Constitucionalista de 1932) e sobre o papel ruim que os mineiros ficaram nisso( já li comentários dizendo que nós, mineiros, não somos de confiança por sermos caladinhos, na nossa, que isso traduz um caráter ardiloso) , eu descobri e revivi a Revolução de 42, 1842, Revolução Liberal de 1842. Dessa vez os mineiros foram a luta junto com os paulistas...eram núcleos rebeldes em todo o país, mas na hora quem pegou em armas foram mineiros e paulistas contra o Império, que fez seu contra-ataque (haha) . Acabamos massacrados pelo futuro Duque de Caxias (Sempre ele, ele era muito Caxias, acho que por isso surgiu essa gíria)
O Teófilo Ottoni veio a cavalo do RJ até MG, passou zunando pela divisa dos estados onde tinha uma guarda montada, e liderou a tropa cediada em Santa Luzia. Falando nisso ontem ocorreu uma caminhada de 20 km feita pelo Exército na antiga estrada que liga Sabará a Santa Luzia.
E o Teófilo Ottoni ainda fundou uma cidade, Nova Filadélfia, que acabou ganhando o nome do fundador. E ele ainda figura como um dos Rebeldes Brasileiros presentes na Coleção de mesmo nome da Revista Caros Amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário